Fornecemos às entidades públicas e privadas o apoio necessário para a análise dos efeitos ambientais resultantes de novos projetos de investimento, ou da expansão de atividades existentes, na perspetiva da sua articulação com a preservação da qualidade do ambiente e dos recursos naturais.
O nosso objetivo é desenvolver um trabalho conjunto com os promotores, no sentido de identificar e caracterizar potenciais impactes ambientais das suas atividades e integrar soluções para a sua minimização no desenvolvimento do projeto. Poderão assim ser implementadas atividades sustentáveis com um consumo mínimo de tempo e de recursos.
Dispomos de um corpo técnico multidisciplinar que assegura que todos os potenciais impactes são devidamente analisados. Quando necessário, apresentamos ferramentas de gestão ambiental para assegurar a adoção de boas práticas, tendo em vista a adequada monitorização e correção dos impactes.
A avaliação ambiental de planos e programas procura garantir um nível elevado de proteção do ambiente e contribuir para a integração das considerações ambientais na preparação e aprovação de Planos, com vista a promover um desenvolvimento sustentável.
Procuramos desenvolver a AAE como um processo integrado, contínuo e sistemático no procedimento de tomada de decisão, contribuindo para a adoção de soluções inovadoras mais eficazes e sustentáveis e de medidas de controlo que evitem ou reduzam efeitos negativos significativos no ambiente decorrentes da implementação dos planos e programas.
O ambiente é uma importante condicionante das decisões de ordenamento mas também deve ser considerado como parte das opções estratégicas para o desenvolvimento local. Fornecemos aos nossos clientes soluções para a integração dessa componente no processo de planeamento, proporcionando a utilização sustentável do território.
Dispomos de capacidade para identificar e analisar as características ambientais que condicionam uma utilização sustentável do território, nomeadamente a sua estrutura biofísica, a qualidade dos meios e dos recursos naturais e as infraestruturas de saneamento. Desta análise resultam propostas que articulam o uso do solo com a manutenção de níveis adequados de qualidade ambiental.
Com o objetivo de salvaguardar valores naturais concelhios e dar resposta aos requisitos do atual quadro legal de ordenamento municipal, desenvolvemos as tarefas necessárias à delimitação da Estrutura Ecológica Municipal. A nossa abordagem baseia-se na identificação e integração territorial de áreas com elevado interesse para a proteção da biodiversidade, áreas de interesse paisagístico e áreas que possuam potencial para o desenvolvimento de corredores verdes.
Para a formulação de cenários e apoio à decisão utilizamos as novas tecnologias de informação, designadamente os Sistemas de Informação Geográfica (SIG), que permitem armazenar e combinar grandes volumes de variáveis georeferenciáveis e mostrar, em forma de mapas, o resultado da sua integração.
Atentos aos objetivos da REN de proteção de áreas de sensibilidade ecológica e de exposição e suscetibilidade a riscos naturais, elaboramos a proposta de delimitação da REN, incluindo propostas de exclusão e respetiva fundamentação, caso se justifique. No âmbito deste serviço estará sempre incluído todo o acompanhamento necessário no âmbito da respetiva conferência de serviços junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) territorialmente competente.
Auxiliamos também os Municípios nas correções materiais e retificações da REN que se mostrem necessárias e enquadradas no Decreto-Lei n.º 166/2008, de 22 de agosto, com a redação que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei n.º 239/2012, de 2 de novembro.
Fornecemos serviços de acompanhamento de empreitadas de construção civil, garantindo a aplicação das medidas de minimização dos impactes no ambiente através da implementação de Planos de Acompanhamento e Monitorização e assegurando a articulação com as entidades fiscalizadoras.
Pretendemos fornecer informação sobre as características e evolução no espaço e no tempo de diversas variáveis ambientais e sociais. A deteção precoce de quaisquer alterações dessas variáveis durante a implementação dos projetos, permite uma atuação atempada e dinâmica.
Programamos e realizamos auditorias ambientais, tendo em vista a avaliação da performance ambiental das atividades económicas.
As auditorias e diagnósticos destinam-se à avaliação do cumprimento de normas ambientais e inventariação de passivos ambientais. Para cada caso são apresentadas as medidas preventivas e/ou corretivas com vista ao desenvolvimento de uma gestão adequada das questões ambientais.
Nas auditorias desenvolvidas garantimos a confidencialidade relativamente a toda a informação recolhida e produzida.
Realizamos auditorias específicas para processos de compra e venda de propriedades ou fusão de empresas. Estas auditorias pretendem:
- Identificar todos os riscos ambientais e possíveis situações de passivo ambiental associados à atividade da empresa.poiamos as empresas na implementação de sistemas de gestão ambiental de acordo com o referencial definido na norma ISO 14001:2015.
Asseguramos o planeamento faseado do processo de implementação de sistemas de gestão ambiental e proporcionamos suporte para a definição de procedimentos e práticas que visem promover as melhores práticas ambientais e estabelecer uma cultura de excelência em matéria de desempenho ambiental.
Apoiamos a preparação do processo de Revisão pela Gestão e o acompanhamento do processo de certificação.
Apoiamos as empresas na implementação de Sistemas de Gestão de SST de acordo com o referencial definido nas normas OHSAS ISO 18001:2007 / NP 4397:2009 (em breve a transitar para a nova norma ISO 45001).
Asseguramos o planeamento faseado do processo de implementação de sistemas de gestão de SST e proporcionamos suporte para a definição de procedimentos e práticas que visem promover a redução da exposição a riscos profissionais e estabelecer uma cultura de prevenção de acidentes e doenças profissionais.
Apoiamos a preparação do processo de Revisão pela Gestão e o acompanhamento do processo de certificação.
Apoiamos as empresas na implementação integrada de sistemas de gestão, contribuindo para a otimização de recursos no processo de implementação e operacionização.
Apoiamos a preparação do processo de Revisão pela Gestão e o acompanhamento do processo de certificação.
Partindo do levantamento da legislação aplicável em matéria de Desempenho Ambiental e de Segurança e Saúde no Trabalho, asseguramos a identificação detalhada dos requisitos e obrigações a respeitar na condução das atividades desenvolvidas pelas empresas.
Efetuamos a avaliação do estado de cumprimento de cada requisito de acordo com as evidências disponibilizadas pela empresa, com o objetivo de identificar "gaps" de conformidade.
A RECURSO dá apoio à instrução de processos de licenciamento e à organização dos elementos necessários.
Asseguramos o acompanhamento dos processos, bem como os esclarecimentos necessários, junto das entidades competentes.Apoiamos o licenciamento industrial no âmbito do Decreto-Lei n.º 169/2012, de 1 de agosto, que aprova em anexo o Sistema de Indústria Responsável (SIR), na redação conferida pelo Decreto-Lei n.º 73/2015, de 11 de maio, permitindo às empresas atingir os objetivos de salvaguarda da Saúde Pública e dos trabalhadores, segurança de pessoas e bens, higiene e segurança nos locais de trabalho, o correto ordenamento do território e a qualidade do ambiente.
O Licenciamento Ambiental (PCIP) corresponde ao licenciamento de unidade industriais na qual são desenvolvidas uma ou mais atividades constantes do Anexo I do Decreto-Lei n.º 173/2008, de 26 de agosto, bem como outras atividades diretamente associadas, que tenham uma relação técnica com as atividades exercidas no local e que possam ter efeitos sobre as emissões e a poluição.
O Licenciamento Único de Ambiente (LUA) aplica-se a projetos e atividades abrangidas pelos seguintes regimes jurídicos de licenciamento e controlo prévio ambiental:
- avaliação de impacte ambiental;
- prevenção de acidentes graves que envolvam substâncias perigosas e a limitação das suas consequências para o homem e o ambiente;
- emissões industriais;
- comércio de licenças de emissão de gases com efeito de estufa;
- gestão de resíduos (regime geral) e de resíduos das explorações de depósitos minerais e de massas minerais;
- títulos de utilização de recursos hídricos;
- operações de deposição de resíduos em aterro e as características técnicas e os requisitos gerais a observar na conceção, licenciamento, construção, exploração, encerramento e pós-encerramento de aterros;
- licenciamento da instalação e da exploração dos centros integrados de recuperação, valorização e eliminação de resíduos perigosos;
- avaliação de incidências ambientais,
Independentemente do processo de licenciamento ambiental abrangido, garantimos todo o acompanhamento necessário à obtenção da respetiva licença.
Prestamos todo ao auxílio na obtenção das licenças para utilização dos Recursos Hídricos, garantindo o cumprimento integral do Decreto-Lei n.º 226-A/2007, de 31 de maio, na sua atual, redação que estabelece o regime da utilização dos recursos hídricos.
Todos os serviços prestados incluem o preenchimento do respetivo requerimento, compilação de elementos adicionais eventualmente necessários e acompanhamento integral do processo junto da entidade licenciadora (APA/ARH territorialmente competente) até à obtenção da respetiva licença.
Apoiamos a definição e implementação de medidas de controlo operacional no âmbito da Gestão Ambiental e de Segurança e Saúde no Trabalho tendo em vista a adoção das melhores práticas e um desempenho de excelência.
Apoiamos a identificação de requisitos e a elaboração de especificações técnicas de ambiente e segurança e saúde no trabalho a integrar no desenvolvimento de projetos.
sseguramos assessoria para a implementação do regime de prevenção e controlo de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas e limitação das suas consequências para a saúde humana e para o ambiente.
Asseguramos o levantamento da legislação aplicável em matéria de Desempenho Ambiental e de Segurança e Saúde no Trabalho e asseguramos a identificação detalhada dos requisitos e obrigações a respeitar na condução das atividades desenvolvidas pelas empresas.
Asseguramos a classificação dos resíduos gerados, bem como a identificação de destinos ambientalmente mais adequados.
Apoiamos a definição e implementação das condições de triagem e armazenamento temporário.
Enquanto exigência legal em vários setores de atividade económica, decorrente ou não de procedimentos de Avaliação de Impacte Ambiental, asseguramos o cumprimento de todas as obrigações através de ciclos anuais (ou pontuais) de amostragem.
Os relatórios de apresentação de resultados e análise de dados são elaborados de acordo com o definido na Portaria n.º 395/2015, de 4 de novembro.
Todos os serviços prestados incluem as visitas necessárias ao local da atividade a monitorizar e à área envolvente.
Asseguramos a análise e avaliação de riscos associados aos produtos químicos utilizados.
Apoiamos a definição e implementação das condições de armazenamento de modo a garantir condições de segurança adequadas.
Apoiamos a afixação da sinalética associada e a elaboração de documentos de apoio à sensibilização e formação (e.g. fichas de dados de segurança resumidas).
Asseguramos o levantamento de necessidades de formação e a definição de planos de formação nos domínios do ambiente e segurança e saúde no trabalho.